sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quem sou eu?

Ontém terminei de ler o Semeador de Idéias. Que livro! Me confrontou muito, senti a Tua voz naquelas palavras. Quero sem um ser humano sem fronteiras, apaixonado pela vida e investir meu tempo para que outras pessoas saiam do cativeiro psicológico em que vivem.

“Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (At: 26:13-18)

Olhe só o diálogo entre o grande Saulo e o Senhor. Por que meu Pai, o Senhor veio a Saulo mesmo ele não tendo se arrependido?
Nós temos o costume padronizar o Seu agir, suas decisões... Isso porque estamos sempre buscando estar dentro de um padrão. Quando estamos felizes agimos de formas padronizadas, quando estamos ansiosos seguimos um padrão de comportamento, quando estamos com medo temos um padrão, etc. Estes padrões só existem por que precisamos usar máscaras para ser feliz. Queremos passar para as pessoas ao nosso redor uma imagem diferente de quem realmente somos. Temos vergonha do nosso eu verdadeiro que é cheio de medos, fraquezas e falhas. Criamos barreiras para nós mesmos, porém será que estamos sozinhos neste cativeiro psicológico, será que é somente a nossa voz interior que nos tem direcionado?
Temos neste cenário três pessoas: o eu (ego), Satanás e o Espírito Santo. São as três vozes que ouvimos diariamente. Antes de encontrarmos com Jesus nosso “eu” era guiado apenas por uma voz, a do ego. Queríamos ser alguém que não éramos, não aceitávamos a verdade interior, colocávamos máscaras de alegria, máscaras de inteligência, máscaras de saúde, máscaras de tudo. Tínhamos medo de ser descobertos, nos tornando agressivos, preconceituosos, ignorantes para afugentar qualquer pessoa que chegasse perto da verdade. Nos bastidores estava Satanás, trabalhando para que este cativeiro permanecesse eternamente por isso de tempo em tempo novos vícios nos era apresentado. Quando acumulamos fracassos como; maldade, egoísmo, preconceito, arrogância, desprezo... acumulamos na verdade uma dívida com nossa psique. Vamos assim gradativamente perdendo a capacidade de nos interiorizar, pois a dor de ver quem realmente somos é decepcionante por isso as máscaras são utilizadas. Não somos aceitos nem mesmo por nós, aqui está o porquê de tanta agressividade quando alguém descobre a verdade.
Para termos um encontro com Jesus é necessário reconhecer quem realmente somos, pois Ele sabe toda a verdade. Muitos não conseguem se entregar a Jesus porque ainda não aceitaram ser quem realmente são. Vêm até Jesus com uma máscara e não tem coragem de arrancá-la pois não sabem o que é misericórdia e perdão. Procuram em suas lembranças mais arcaicas e não encontram o perdão e a misericórdia por tudo o que aconteceu. Nunca acharão! Ninguém, absolutamente ninguém, neste mundo é capaz de perdoar uma dívida tão grande. Por isso é necessária muita ousadia e coragem para sair do padrão, confiar em Jesus e abrir o coração para Ele.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28)
Saulo era sincero, não usava máscaras. Perseguia os cristãos em nome de Deus. Achava que estava cumprindo o seu chamado espiritual. Ele era fiel aos mandamentos de Deus, os guardava de todo o coração. Saulo amava a Deus, entregou sua vida inteira a fazer o que havia sido chamado. Saulo estudou com Gamaliel. Quem é este? Vejamos:
“Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.” (At 5:34-39)
Gamaliel era um homem reconhecidamente sábio e servia a Deus de todo o seu coração. Não queria se ver perseguindo o seu próprio Deus. Queria agradar a Deus e era cheio de fé para crer que se aquele movimento, o qual seus companheiros perseguiam, não fosse de Deus não subsistiria por muito tempo.
Se Saulo foi “criado aos pés de Gamaliel” era porque este via em Saulo um coração puro e muito amor à lei de Deus. Um mestre judeu escolhe seus discípulos quando estes terminam o Beit Sefer (por volta dos 12 anos quando ocorre o Bar Mitzvá). Por isso vem o termo criado aos pés de Gamaliel, isto é, criado desde pequeno por Gamaliel. Sendo assim podemos crer que Saulo era fiel ao Senhor e aprendeu com seu mestre.
Saulo se encontrou com Jesus e todo o seu mundo virou do avesso. Não sabia que Jesus era o Messias, o ungido de Deus. Não teve oportunidade de andar com Jesus.
Veja que Jesus fala com ele com tanta certeza de que Saulo mudaria o seu caminho que até lhe dá ordens e revelações. Saulo estava cego espiritualmente. Tinha um coração sincero e obediente, mas não podia acreditar nos boatos sobre o Nazareno. Deus o deixou cego e ficou assim por 3 dias, foram dias de muita reflexão e arrependimento. Saulo teve que um encontro consigo mesmo, seu mundo e sua vida se tornaram nada. Imagine agora ele tentando lembrar-se das palavras dos cristãos que havia aprisionado, tentando lembrar-se dos boatos que diziam de Jesus, as lágrimas que rolavam em sua face por não poder voltar no tempo. Foram 3 dias tremendos...
Saulo é batizado e é cheio do Espírito Santo e agora ele era um com Deus. Que experiência maravilhosa.
Saulo não sabia quem ele era nem quem viria a ser. Deus sabia.
Da mesma forma eu não sei quem eu sou e nem quem virei a ser, mas Deus sabe.
Preciso ser obediente e fiel de todo o coração. Quero ser um contigo Senhor.

Amém

CHOF

Nenhum comentário:

Postar um comentário